Redeimovel.com Cadê? Palavra Notícias Links E-Mail
 Igreja Jurerê Internacional
 .  Institucional
 .  Boletim
 .  Histórico
 .  Pastorais
 .  Programa
 .  Atas de Reunião
 .  Galeria
 .  Movimento Obra Nova Casais - Monc
 .  E-mail
Notícias Gerais

Links

 

15/09/07 02:53:04

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

JURERÊ INTERNACIONAL - FLORIANÓPOLIS

SANTA CATARINA -  BRASIL

 

TEXTOS COMPARTILHADOS

 

Providência Divina, amor de Deus.

 

         Nos últimos tempos, sempre que rezo, tenho pedido a Nossa Senhora, Mãe de Deus, que proteja meu coração e de meus familiares mais próximos de todo tipo de corrupção, de tudo que esteja em desacordo com os mandamentos de Deus e desconforme com o Evangelho de Jesus Cristo.

         Ontem, sábado, na missa em que fui o comentarista, havia uma intenção escrita no caderno que eu deveria ter lido, mas que despercebidamente ignorei. Pelo que parece, pois não a li, era uma ação de graças pelo bom começo do cadastramento de colaboradores para a construção do “templo ecumênico” do bairro.

         Creio ter sido a Providência Divina que me socorreu, e fez que eu não percebesse tal intenção anotada no caderno, preservando minha boca da ofensa a Deus. É que a construção de tal templo encerra um pecado, do qual, com a graça de Deus, tenho me mantido limpo.

Esse empreendimento tem sua  execução confiada à associação de moradores, cujos dirigentes principais são católicos e participantes das atividades da igreja católica do bairro, inclusive ocupantes de cargos de destaque também ali.

Os encarregados desse empreendimento agem como com oportunismo, sem legitimidade e praticam uma ilegalidade,  exorbitando suas funções tanto no âmbito da associação quanto no âmbito da Igreja. E o resultado será a usurpação de parte do terreno e do projeto doado para o fim “único e exclusivo” de construção “de uma igreja destinada ao uso pela Comunidade“ (cláusula terceira do correspondente Instrumento Particular de Cessão de Direitos de Uso de Imóvel), para ali construir também a sede dessa associação, instituição de caráter político-associativo, portanto não religiosa.

         Os mentores dessa indignidade perante a sociedade e desse pecado diante de Deus, sem temor a Este, desrespeitam e profanam o lugar que foi destinado à comunidade para congregar os fiéis, realizar os cultos religiosos e as celebrações litúrgicas das igrejas cristãs com representação no bairro.

Até hoje, tenho combatido esse pecado e tenho rogado a Deus que tenha misericórdia daqueles que o cometem, pois não sabem o que fazem, demonstram desconhecer o poder de Deus; e agindo com ingratidão e infidelidade ao amor e aos mandamentos de Deus, e negando a doutrina ensinada por Jesus Cristo, ignoram que o Dia do Senhor está próximo e que é preciso estar preparado quando esse dia chegar, pois serão pedidas as contas dos atos de todos.

Esses irmãos, pobres de espírito e indigentes de fé, certamente movidos por sentimentos menores inconfessáveis, pretendem ocupar os espaços do piso inferior do futuro templo a ser edificado, para abrigar a sede dessa entidade, que como dito, congrega não apenas os que acreditam em Deus, mas também pessoas de diversas crenças pagãs, e ateus. Dizem eles que é apenas “uma salinha para a associação administrar o templo”, porém isso é desmentido pelo jornal da própria associação – “Uma das sugestões acatadas pela comissão foi a da localização da nova sede da AJIN na parte de baixo do templo” (Folha de Jurerê, ago/set-2001 – ano 2 – nº 9, pág. 5).

Note-se que, afora essa pequena notícia veiculada em jornal próprio da associação, nada disso foi espontaneamente comunicado às autoridades eclesiásticas, nem discutido com a comunidade ou com os fiéis das igrejas cristãs interessadas e diretamente beneficiadas com a construção do templo.

Esse assunto foi levado ao conhecimento do pároco, que se reuniu com o pastor da Igreja Luterana que atende aquela mesma comunidade, chegando ambos ao consenso de que esse desrespeito a Deus não poderia continuar. O assunto também será levado oportunamente pelo Pároco ao conhecimento do Arcebispo.

Urge que algo seja feito, pois a campanha para arrecadação de fundos para a obra já começou, com a visita de casa em casa por duplas de fiéis das igrejas católica e luterana, para distribuir carnês de contribuição em dinheiro, apesar de todos os vícios existentes, a falta de esclarecimento de que o dinheiro arrecadado também será destinado para a construção da sede da Associação Jurerê Internacional, o desvio de finalidade do terreno cedido exclusivamente para a construção do templo (isso poderá ensejar a expiração do prazo de cessão, com a retomada do imóvel pela empresa que o cedeu gratuita, porém condicionalmente, conforme a cláusula terceira do termo de cessão mencionado acima), além da falta de regularização e registro da cessão de direito de uso do terreno nos cartórios competentes e a inexistência de aprovação do projeto final pelas autoridades eclesiásticas e pelo Poder Público.

Senhor, meu Deus, considerando que a vossa providência foi um sinal para que eu me afaste definitivamente desse pecado, quero fazer a vossa vontade, e com o coração grato pelo vosso socorro, buscarei vos servir, servindo aos irmãos de outra comunidade, até o dia que saneeis essa igreja contaminada com o pecado de que me preservaste.

 

“Ouvi a palavra do Senhor, príncipes de Sodoma; escuta a lição de nosso Deus, povo de Gomorra:... atropelar os meus átrios?... os sábados, as reuniões de culto, não posso suportar a presença do crime na festa religiosa. Eu abomino... as vossas festas; elas me são molestas... Quando estendeis vossas mãos, eu desvio de vós os meus olhos; quando multiplicais vossas preces, não as ouço... Tirai vossas más ações de diante de meus olhos. Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça...” (Is 110.12b.13b.15, 16b.17).

 

Ricardo Dias, julho/2002.


Outras textos (clique no número): 1, 2 


Internet: igrejasfassis

E-mail: contato

 

Home Cadê? Palavra Notícias Links E-Mail